sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Ciborgues e pós humano...

Exemplo de Ciborgue:
Óculos: Aparelho tecnológico usado para concertar a vista humana.

Eu e meu avatar

O avatar é sim uma virtualização uma virtualização de seu criador.

Avatar e Pós modernidade

Como no mundo real cada avatar tem uma função no mundo virtual, ou seja, as pessoas podem desempanhar papeis sociais diversos tanto no mundo real quanto no mundo virtual.

Avatar e realidade

O avatar é uamrepresentação da realidade. Então tende a buscar a maior proximidade com aquilo que representa. Mas com algumas modificação. Onde pode-se criar-se de qualquer maneira.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Avatar...

http://simpsonizeme.com/

Tiago


Alexandre:
1) Escolher um site e criar um avatar se e de um colega.

- De que maneira o avatar relaciona-se com o seu original?

- Discuta, a partir dos avatares criados, como as representações do 'eu' na Internet representam a pós-modernidade?

- Pode-se dizer que o avatar é uma VIRTUALIZAÇÃO? Explique.

3) Encontre um exemplo de CIBORGUE na rede e um PÓS-HUMANO. Explique.

4) De que maneira o PÓS-HUMANO relaciona-se com o VIRTUAL? Explique.

5) Como o CIBORGUE e o AVATAR diferenciam-se?

Territórios

O perfil pode ser considerado território sim, pois ali construimos um lugar virtual onde temos a nossa liberdade de expressão de acordo com as regras que o determinado território nos propõe. Um território de interação.

Interações nas redes Sociais

Nas redes sociais temos os dois tipos de interação, mutua e reativa. Uma vez que tanto fotologs, blogs e o proprio orkut, podemos dizer o que bem entendermos para quem quisermos, caracterizando a interação mutua. Porém nestes mesmos sistemas sociais nos deparamos com o bom e velho sim e não. Como na hora de aceitar ou não aceitar um novo contato (Reativa). Então podemos pensar que temos liberdade de pensar mas não de escolher, ou melhor, liberdade de escolha sim, mas deveras limitada.

Capital Social nas Redes

Se observamos as redes existentes hoje veremos que em todas elas estão presentes quase todos os tipos de capital social. Redes como o Orkut são baseadas em capital social. Onde se encotra representação virtuais de amigos e conhecidos (Relacional). Se tem regras de comportamente diante de um grupo de interesse (normativo). E nessas redes se expõe questões pessoais tornando o relacionamento mais proximo e o laço social mais forte (cognitivo). Estes grupos normalmente se formam por questões de interesse em comum, são grupos de interesse (capital social Institucional)



"Os quartos lugares"

Segundo Oldenburg terceiros lugares são locais fisicos onde existe uma interação social, como cinemas, bares e restaurantes. Na idéia de "terceiro lugar" temos como base o contato direto. Na internet os pontos de encontro não podem ser considerados terceiros lugares uma vez que a interação mediada por computador é totalmente indireta e sem aproximação. As redes sociais com o orkut, fotologs e outras redes virtuais proporcionam como os terceiros lugares uma interação social, porém baseando-se no conceito de terceiro lugar a internet foge do principio de interação direto do terceiro lugar. Seria então, de uma forma muito metafórica, a internet um quarto lugar?


TICs e a nova sociedade Virtual

Com o avanço cada vez mais invasivo da internet nas vidas das pessoas comuns a sociedade acabou ganhando um novo "mundo virtual". Este mundo chamado internet proporciona aos seus usuários, que a cada dia se multiplicam mais, uma nova interface para com as outras pessoas. Graças a grande interatividade proporcionada pela tecnologia hoje a sociedade - podemos dizer com um pouco de abuso quem sabe - é influenciada fortemente pelas tecnologias de informação e comunicação em sua organização. Este fenómeno se dá uma vez que a cada dia mais o mundo está ligado ao comutador. Cada dia o acesso a esta tecnologia é mais fácil e mais real. Graças as TICs hoje temos a rede como um local de mudanças e discussões sociais.

Para orientação...

1 - De que forma as caracteristicas das TICs influenciam a sociabilidade contemporânea? Explique.

2) Analise um fotolog/blog/perfil do orkut e responda:

a) O fotolog/blog/perfil pode ser considerado um "terceiro lugar" nos termos de Oldenburg? Explique.

b) É possível identificar quais tipos de capital social? Explique.

c) Que tipo de rede pode ser associada ao fotolog/blog/perfil analisado? Explique.

d) Quais os tipos de interação são perceptíveis? Explique?

e) Este elemento analisado pode ser considerado um TERRITÓRIO no ciberespaço? Explique.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Retornando das Cinzas...

raquel disse...

Esperança é a última que morre. :D

7 de Novembro de 2007 14:26