Hipertexto pode ser definido como o grande texto da Internet. Onde tudo está ligado de certa forma a tudo por meio de conexões. A idéia é de uma grande rede totalemente interligada. Uma rede não linear e divida em modulos (páginas).
O hipertexto é baseado em certos principios que serão citados e exemplificados aqui:
Principio da Metamorfose:
O próprio blogger é um exemplo do principio da metamorfose. A rede está sempre recebendo informações e novos modulos, neste caso os blogs. Ela não é estática, ou seja a cada dia diversas informações são inseridas na internet. A rede é mutante e nunca está parada.

Principio da heterogeniedade:
A rede está para todos os usuários. E por isso toda a informação inserida no hipertexto é diferente uma da outra.
Principio da Exterioridade:
A rede está sempre aberta para os usúarios. para ser metamorfica deve ser aberta para novas informações. O Flickr é um exemplo onde qualquer pessoa pode se cadastrar e enviar fotos para o site modificando sempre a rede.

Principio da Topologia:
Relacionado diretamente a não linearidade. O usuário tem liberdade de seguir seu proprio caminho na rede. Qualquer site que contem links pode ser um exemplo de não linearidade.

Principio de Momilidade de Centros:
A rede contém centros de interesse que são determinados pelos usuários. O Orkut, pelo menos no Brasil pode ser chamado de um centro de interesse.

Principio da multiplicidade e encaixe de escalas:
O hipertexto se organiza de modo fractal (forma de representar elementos caóticos, micro representações da estrutura de grandes elementos). Os padrões são perceptíveis em escalas.